21 agosto 2006

Kakfa à Beira Mar - Haruki Murakami


Em tempos tinha lido um comentário aos dois primeiros romances de Murakami (Norwegian Woods e Sputnik Meu Amor) que suscitou a minha curiosidade, mas até à data ainda não tinha tido oportunidade de ler nada deste Senhor. Mas eis que me ofereceram a última obra de Murakami: Kafka à Beira-Mar.
Com uma dedicatória absolutamente deliciosa e uma capa que me faz lembrar um gato que conheci em tempos, foi ficando lá por casa, tranquilamente à espera.

Acho que tenho uma ligação estranha com os livros... é como se as suas capas falassem comigo... há livros que sei que vou ler, compro-os mas quando chego a casa e os tiro do saco, "olhamo-nos" e... aí decido qual é que vou ler, ou se marcamos o nosso encontro para outro dia.
Ao longo dos anos o meu relacionamento com os livros tem vindo a intensificar-se: aos 18 anos apenas tinha lido O Diário de Anne Frank; depois com a faculdade desenvolvi uma capacidade engraçada de ler mais de 2 livros em simultâneo (muitas vezes 3 ou 4) e horas a fio; mais recentemente apercebi-me que cada livro é como um ritual para mim, com um espaço muito próprio. Assim, acontece muitas vezes eu comprar um livro e ao chegar a casa guardo-o. Ou porque estou a ler outro ou muito simplesmente porque não é chegado o momento de "conversarmos". Parece uma coisa estranha, eu sei e nem eu própria o sei explicar, é certo... mas o prazer que hoje em dia retiro dos meus momentos de leitura é absolutamente indescritível.

Bom, após 5 meses de espera, olhei-o e, apesar de não me estar a apetecer ler nada de muito longo, e 600 páginas sempre são 600 páginas, não lhe resisti.
Chegara o "nosso"momento! Este foi o timing certo, porque estou sossegada, feliz, com os fantasmas "arrumados" no seu devido sítio e por isso capaz de absorver e entender tudo o que "o mundo" tiver para me contar!

Kafka à Beira Mar, é uma história que tem tanto de trágico como de uma transbordante esperança no ser humano.
Com uma escrita absolutamente cativante, Murakami tem como ponto de partida 2 histórias aparentemente paralelas, a de um sexagenário e a de um adolescente de 15 anos, ambos extravagantes. O sexagenário consegue falar com gatos e é desprovido de qualquer tipo de raciocínio lógico devido a um acidente no tempo da guerra com E.U.A.. O rapaz tem um grave problema de identidade que o leva a fugir de casa e cujo único amigo e confidente é um amigo imaginário "o rapaz chamado o corvo" que não passa de um prolongamento dele mesmo.
A ficção está carregada de situações bizarras, como uma prostituta que descute Hegel enquanto faz sexo com um cliente, ou um homem que come os corações dos gatos enquanto ainda batem, tendo pelo meio um misterioso assassinato, mas a narrativa está desenvolvida de uma forma tão intrigante, tão inteligente que uma vez começado a saber um pouco mais sobre estas duas personagens é impossível parar de ler.
(Para mim foi-o de tal forma que se li as primeiras 250 páginas em dois pequenos serões, as restantes 400 li ontem todo o santo dia.)

No final, podem tirar-se muitas conclusões, porque todas as histórias bem escritas têm o condão de tocar as pessoas de forma diversa.
"Na parte que me toca" (esta frase é usada inúmeras vezes ao longo do livro!) a máxima que retiro deste livro vem apenas reforçar algo em que acredito piamente desde há já alguns anos a esta parte: não importa as tragédias a que a vida nos sujeita ou que infligimos a nós mesmos, a opção crescermos e de aprendermos, está lá e é sempre nossa!

6 Comments:

Blogger Just Me...S said...

Minha querida Nipponlady
Antes de mais deixa-me agradecer as tuas lindas palavras de mimo e de força deixadas no meu cantinho. É bem verdade que muitas vezes somos contra a certas mudanças e esta já eu andava a fugir há já algum tempo...agora fui apanhada :((
Mas vamos ver...
Em relação ao teu post, identifiquei-me um pouco contigo. Adoro ler, sou louca por livros e se pudesse comprava um ou dois todos os dias :))
Mas sou como tu, as capas puxam-me imendo e muitos dos que compro ficam em casa à espera que haja uma empatia, à espera que chegue a hora deles. :))
Costumo ler dois ao mesmo tempo, nunca mais...e têm de ser temas bem diferentes.
Beijocas carinhosas
S

4:51 da tarde  
Blogger Patrícia Santos said...

Olá Nipponlady!!

Obrigada pela nova visita.

Bem já temos mais uma coisa em comum... também adoro ler!!

A Princesa de Copas pode ser "tua". Mas também podes sempre enviar-me o pedido de consulta para o mail ;).

Os dois números que peço são assim:
Peço às pessoas que fechem os olhos e esvaziem as mentes de tudoi e mais alguma coisa. Branco completo. Quando isto acontecer abrem os olhos e escrevem os 2 primeiros números que lhe vem à mente.
Não há números certos nem errados, nas maior parte das vezes retrata uma situação que a pessoa está a atravessar, e é engraçado ver o que nos aparece.

Fico à tua espera.

Olha... gostei de ti, vou linkar-te ok?

Beijos

9:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!!

Venho apresentar-me!! ;)

Ou talvez não,mas gostaria de ter a tua visita no meu cantinho.

Eu também sou aficionado(a) por livros, daí me ter inscrito no bookCrossing, conheces?
É simplesmente fantástico. Tenho mais informação no meu blog.

Conto com a tua visita!! ;)

9:31 da tarde  
Blogger NipponLady said...

S&M

Espero que hoje já te sintas um pouquinho melhor!!

;-)

Patrícia

Vou tentar esvasiar a cabeça e dar-te dois números...
Ok, "linka-me" à vontade!!

;-)

De mim,

benvinda!!!

Ainda não sei nada sobre Bookcrossing, mas prometo ir informar-me devidamente sobre o assunto!!

;-)

3:39 da tarde  
Blogger Just Me...S said...

Olá minha querida

Tento sentir-me um pouco melhor... :)

Olha...passa pelo meu cantinho, pois foste ETIQUETADA!! ;)

Beijos ternurentos
S

12:17 da manhã  
Blogger tbd said...

Olá Nippon Lady!
Só hoje vim ao teu blogge e vi o teu comentário.
Quando te ofereco o livro segui uma recomendação de uma pessoa que escreve no jornal e perita em livros, após lhe descrever o teu tipo de pessoa. E verificar k ela acertou em cheio deixou-me mto contente.
Como te disse na praia tb já comprei um igual para mim e está ali parado na estante, a olhar para mim e à espera k seja o meu momento de o ler... tal como tu tb tenho estes momentos. Ainda no outro dia li um k andava há 2 anos à minha espera que era o 1º volume da "Saga dos Otori". Fabuloso! Recomendo vivamente, e só não to empresto pois sei k preferes ter os teus pps exemplares, de modo a teres um relacionamento pp com cada um deles.
Bjs gds

12:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home